3 Erros que prejudicam o seu espaço exterior (e a sua carteira)

Olá!

Sabia que a maioria dos meus clientes se queixa sobre vários erros que cometem nos seus jardins? Alguns deles irreparáveis!

Apesar da lista ser enorme, hoje, destaco três desses erros:

1º Falta de conhecimento sobre plantas!

Cada planta que escolhemos para o nosso jardim tem caraterísticas únicas! As plantas diferem na sua família, no género, na espécie… no tipo de reprodução, na cor, na textura, no cheiro… no crescimento, na sua estrutura, no tipo de folhagem, no tipo de tronco e floração, entre muitas outras caraterísticas. O mundo das plantas é bastante diverso. Quem estuda botânica sabe que nada sabe, isto porque nunca na sua vida vai chegar a saber tudo sobre plantas! É quase impossível que um ser Humano conheça todas as espécies de plantas que existem no planeta Terra. Ainda assim, quanto às plantas que colocamos nos nossos jardins, há que saber alguma coisa! Colocar a planta certa no sítio certo é essencial!

Gosto de apreciar os jardins de outras pessoas, profissionais ou não… E muitas vezes vejo jardins lindíssimos, acabados de nascer, que passado um tempo se transformam numa verdadeira selva!

Quando vamos a um horto comprar plantas, temos a tendência de trazer vasos/plantas pequenos(as) – e está correto porque mais facilmente se adaptam ao jardim e é mais barato -; no entanto, é preciso ter em atenção que as plantas vão crescer! Por exemplo, se comprarmos um Diosma hirsuta ‘Sunset Gold’, espécie muito apreciada, em vaso de 2,5L a planta terá cerca de 10-15cm de altura mas, repare…. a planta vai crescer! Esta planta pode atingir mais de 1m de altura! Por isso, há que ter em atenção em não a plantar em frente de um Juniperus horizontalis (Junípero-rastejante)!

Este assunto prolongar-se-ia até à propagação de doenças, à não floração e não à frutificação das plantas, entre outros aspetos. Atenção, cuidado com a inserção de plantas invasoras que destroem ecossistemas e podem ser prejudiciais para o seu jardim!

Parece fácil mas, não é assim tão fácil!

2º Não integração do jardim no terreno

Assiste-se várias vezes a ideias mirabolantes que destroem o solo, o percurso natural das linhas de água, os ecossistemas, o ambiente e a envolvente onde se inserem. Infelizmente, a falta de conhecimento sobre este tema é a desculpa. Fazem-se movimentos de terra exagerados e criam-se muros e barreiras de betão armado, para quê? Muros e mais murinhos, para quê? Para destruir aquilo que de mais valioso temos e gastarmos dinheiro?

Por favor, promova a integração dos espaços no terreno de forma natural. Veja o terreno declivoso como uma oportunidade e não como um entrave! É possível criar coisas tão bonitas quando a imaginação é desafiada!

3º Mau posicionamento dos espaços

Quando pensamos em realizar um jardim, de imediato, pensamos, também, nas atividades que irão promover a utilização do espaço, bem como nos acessos e nas áreas onde se posicionarão as plantas.

A localização é um fator bastante importante, na medida em que nos traduz o tipo de solo, a exposição solar, a exposição aos ventos, a humidade relativa do ar, etc. Deste modo, há que pensar muito bem onde vamos colocar a zona de estadia, a área de refeições, a piscina, o parque infantil ou, até, a casota do cão.

Já vi espaços de estadia/lazer situados em zonas com pouca exposição solar e com muita exposição ao vento. Resultado, não funciona como zona de estadia mas, sim, como espaço abandonado!

Fazer um jardim é um grande investimento … por isso, quanto menos erros melhor! Procure um profissional que realmente tenha conhecimento sobre o assunto!

Até já!

Rita Basto

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Create a website or blog at WordPress.com